O que é EP? Formato Ganhou Popularidade Entre Artistas

O que é EP? Formato Ganhou Popularidade Entre Artistas

O que é EP? Formato Ganhou Popularidade Entre Artistas

Só se ouve falar que tal artista acaba de lançar seu novo EP e muita gente lê aquilo e se pergunta: Afinal, o que é EP?

Cantores Brasileiros Mais Escutados No Exterior
Cantores Brasileiros Mais Escutados No Exterior

Ouvia muito falar na época dos vinis. Hoje voltou com mais força e acaba confundindo. Ainda associam ao vinil, mas não tem nada a ver porque são utilizados em formatos diferentes.


O EP (extended play) é simplesmente o nome dado a uma gravação, tanto em CD como Vinil. É longo demais para ser um single (compacto) e curto para ser um álbum (lançado por uma gravadora). A duração de um álbum varia entre 40 e 60 minutos (aproximadamente 10 faixas), Single pode durar até 15 minutos (máximo de 2 faixas) e o EP entre 15 e 30 minutos (até 9 faixas). Para simplificar, o EP nada mais é que um CD com menos faixas que um disco normal.

O ‘novo’ formato, ou a nova mania, dá oportunidade para artistas lançarem suas músicas de forma independente e podem vender a preços mais baratos para o consumidor final. Optam também por fazerem parcerias com sites de música stream como Itunes, Spotify, Rdio, Deezer e outros.

A falta de informação, faz com que bandas banalizem o termo e confundem cada vez mais as pessoas. Hoje em dia, para ficar mais ‘cool’ (descolado), todo mundo agora sai divulgando lançamento de ‘EP’ sem saber nem o que significa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *